Hotéis em pipas de carvalho para os amantes do vinho
Você já pensou em se hospedar em uma pipa de vinho? Parece estranho e inusitado ao pensar, mas essa é a proposta que alguns hotéis no Brasil e no mundo estão adotando para apaixonados por vinho.
Cada vez mais este tipo de hospedagem ganha importância dentro do enoturismo. E a temática vem ganhando força na hotelaria. Conheça alguns hotéis que já oferecem essa experiência criativa e marcante:
Hotel Fazenda Pampas
Localizado na Serra Gaúcha, na divisa em Gramado e Canela o hotel foi o primeiro a oferecer este tipo de hospedagem. No total são 14 barricas de 100 mil litros que foram transformadas em apartamentos rústicos de três andares, com exceção de três delas que foram adaptadas para quem não pode subir escadas. Cada um deles inclui uma sala, com sofá e TV; banheiro; cozinha com mesa e cadeiras no primeiro piso. No segundo piso está o quarto com sacada e climatizador; e no terceiro, uma cobertura de onde se tem vista para os entornos.
Para quem busca experiências ligadas ao universo do vinho, as vinícolas da Serra Gaúcha – Aurora, a maior do Brasil e Cava Geisse – oferecem um leque de atividades diferentes: das visitas técnicas às adegas, pensadas para o público que quer aprimorar o próprio conhecimento sobre os métodos de produção dos vinhos, aos passeios nos vinhedos. Todas acompanhadas de prazerosas degustações de espumantes, vinhos brancos e tintos.
Localizado em uma das cidades mais antigas da Holanda, a cidade portuária de Stavoren, o hotel resgatou e transformou quatro tonéis de grandes dimensões, que foram, em tempos, usados para armazenar mais de 14 mil litros de vinho cada um, e que estavam num castelo francês. Agora, ganharam capacidade para acomodar duas pessoas, com direito a banheiro e sala de estar, com rádio e televisão. Cada barril é equipado com muito conforto como em um hotel comum e os amantes do vinho podem optar por dormir em dois tipos de barris de acordo com sua preferência de vinho: vinho branco ou vinho tinto.
A cidade Stavoren tem um porto bem cuidado e oferece também como atração uma floresta na qual o turista pode passear de esqui, pedalar em uma das dezenas de trilhas para bicicletas ou fazer longas caminhadas.
Hoje a principal fonte de renda de Stavoren são os esportes aquáticos no verão e patinação no gelo dos lagos e canais no inverno. Especialmente no verão, Stavoren é uma das principais rotas do IJsselmeer para os lagos da região de Frísia. Ao visitar Stavoren, você pode aproveitar para passear em Enkhuizen, pois as duas cidades são ligadas por balsa. Assim, você também pode apreciar a vista do Lago IJsselmeer. No século XVII, era uma das cidades mais ricas da Holanda.Essa região é a que mais possui moinhos antigos em funcionamento para visitação. Stavorem está cerca de 76 km de Amsterdam. Leeuwarden é outra cidade muito visitada e fica a cerca de 50 km. Castelos, moinhos, campos, tulipas, canais, barcos, bicicletas, museus, igrejas medievais, pontes móveis, eclusas, Oldehove (“torre de pisa”da Holanda) e a tradicional vaca holandesa compõem o landscape desse lugar. E nessa região se fala o Frísio.
Nos séculos XIX e XX, essa região também foi o maior mercado do mundo para os vinhos de Jerez, além de fornecer um “teste” e servir como “trampolim” para inúmeras marcas de vinhos do Novo Mundo.
Um dos principais nomes da Holanda para o mundo do vinho é do produtor Vacu Vin, dono de acessórios inteligentes e indispensáveis para um bom amante de vinhos. É dele o tradicional “Vacuvin”, uma das principais e melhores maneiras de conservar os vinhos depois de abertos. A linha Vacu Vin possui também úteis e modernos abridores de garrafas, além dos “Wine Coolers”, responsáveis por gelar os vinhos em poucos minutos. Todos os acessórios Vacu Vin são produzidos na Holanda, com a mais alta e moderna tecnologia.
Que tal saber um pouquinho mais sobre a História do Vinho?
Se você estiver viajando para o Vale do Reno de Rüdesheim, Alemanha, para visitar vinícolas e degustar vinhos, a maneira perfeita de terminar o dia é ficar em um dos barris de vinho do Hotel Lindenwirt. Há muito tempo eles estavam acostumados a armazenar aproximadamente seis mil litros de vinho. Mas agora eles foram restaurados e decorados para que seus hóspedes se sintam como fermentar uvas. Eles estão totalmente equipados com camas e banheiros, e cada barril tem o nome de diferentes vinhas da região do vinho Rheingaue pintadas em suas portas.
Dentre as cidades do Vale do Reno, Rüdesheim é a mais procurada pelos turistas, por causa de seus museus, suas construções históricas, sua produção de vinhos, seus festivais e centros culturais.
Por ter como ponto forte o cultivo de uvas e produção de vinhos, a cidade possui como atrativo um museu do vinho, conhecido como Rheingauer Weinmuseum, o museu possui uma coleção enorme de artigos sobre a história do vinho desde a antiguidade até os dias atuais.
Um dos cartões postais de Rüdesheim é Drosselgrasse uma ruazinha estreita cheia de pequenas lojas, restaurantes, cafés e flores.
A pequena cidade Alemã de Sasbachwalden, possui belas paisagens cheias de vinhas e lá se encontra o hotel Schlafen im Weinfass, que significa ”dormir em um barril de vinho”.
8 mil litros de barris de vinho foram restaurados e transformados nos quartos deste hotel. Com uma cama de casal em cada barril, é um lugar perfeito para passar uma noite apreciando um pôr do sol espetacular com um copo de vinho.
Como convidado, você receberá um kit de boas-vindas com produtos típicos alemães e eles terão todo o prazer em organizar passeios de bicicleta pela rota dos vinhos de Baden (Badische Weinstrasse).
Sasbachwalden está localizado na encosta oeste da Floresta Negra (Bavária). Sasbachwalden foi escolhido como a vila mais bonita da Alemanha há alguns anos. Caracteriza-se pela sua aldeia protegida pelo património com casas em antigas ea decoração floral única. Os vinhos de viticultores ‘Alde Gott’ também são bem conhecidos.
Para se sentir mais à vontade, o hóspede recebe uma cesta cheia de delicatessen tipicamente alemãs e vinho, é claro! mas o grande atrativo do local realmente é o visual desta região.
Tamboko Guesthouse & Wine Spa
Localizado no Chile no litoral seco da Região do Maule, no coração do Valle de Loncomilla o hotel possui 15 quartos disponíveis, todos decorados com jacuzzis e os hóspedes também podem desfrutar de vinoterapia. No entanto, a característica mais impressionante são os enormes barris de vinho localizados em seu prédio.
O Vale do Maule é a maior e mais antiga região vinícola do Chile e oferece muitos atrativos turísticos relacionados a este mundo. Uma rota composta por um conjunto de 15 vinhas em diferentes cidades da região possibilita ao visitante entrar em contato com o processo de produção, além de degustação de vinhos e pratos.
Terme Ptuj Wine Barrel Village
Dormir dentro de um barril de vinho pode ser a experiência sofisticada e luxuosa encontrada no Yeatman, ou pode ser uma experiência divertida para ser compartilhada com amigos e familiares. Isto é exatamente o que você pode esperar na Vila de Barril de Vinho de Terme Ptuj, um local de acampamento de vinho fascinante localizado na Eslovênia.
Estes barris já foram usados para armazenar vinho e agora acomodam até duas pessoas criando uma experiência turística original. Há oito barris de vinho en-suite e um nono barril que foi convertido em uma sauna.
No Wine Barrel Village, você pode não apenas dormir em barris de vinho, mas também participar de eventos divertidos para se conectar com a vinicultura local.
A região vinícola de Brda, de 72 quilômetros quadrados, fica ao longo da fronteira italiana e foi descrita como uma “mini Toscana” – sendo que até mesmo a culinária é influenciada pela Itália. A uma hora de carro de Liubliana, capital do país, a maioria dos vinhedos são pequenos e geridos por familiares. Além disso, quase todas as vinícolas oferecem a combinação de degustações de vinho, passeios, refeições, alojamento e vendas de vinho.
La Calma de Rita é uma bela pousada localizada em Pirque no Chile, uma cidade encantadora com vista para as montanhas. O hotel está decorado com objetos reciclados antigos dos anos 60, fazendo você sentir como se tivesse viajado de volta no tempo.
Existem diferentes quartos acolhedores, mas os que são perfeitos para os amantes do vinho, os 14 mil litros de barris de vinho!
Os hóspedes podem explorar a área cercada por vinhas, fazendo caminhadas, passeios a cavalo, caminhadas ou passeios de bicicleta. Para aqueles que procuram relaxar há uma sauna localizada dentro de um barril de vinho também.