Hunter Valley – Nova Gales do Sul

Hunter Valley

Nos últimos artigos, falamos sobre Victoria e Margaret River. Para fechar os nossos artigos sobre as Regiões da Austrália, hoje falaremos sobre a mais antiga e uma das mais atrativas, Hunter Valley – Nova Gales do Sul.

Nova Gales do Sul

Nova Gales do Sul é o berço da viticultura da Austrália. Localizada no extremo sudeste do território australiano, compete em produção com o estado de South Austrália.  Hunter Valley é a mais famosa e de maior prestígio região vinícola de Nova Gales do Sul. Seu Shiraz de estilo inconfundível, seu Sémillon singular e seus belos Chardonnays apresentam vinhos de personalidade atrelados a um terroir diferenciado.

Hunter Valley

A história de Hunter Valley no mundo do vinho, começa na década de 1820, quando as primeiras vinhas foram plantadas por famílias, a tornando a região vinícola mais antiga da Austrália.

Localizada em Nova Gales do Sul e apenas a duas horas de Sydney. Embora seja uma área pequena ela possui mais de 150 vinícolas espalhadas que produzem vinhos de primeira classe. O Semillon é o vinho considerado ícone, embora Hunter também produza vinhos de uma variedade de uvas, como a Shiraz, Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Verdelho. A área também é famosa por seus restaurantes requintados, escolas de culinária e campos de golfe.

Hunter Valley foi essencial na história da produção do vinho australiano. Porém, hoje não é mais responsável por grande parte da elaboração dos vinhos da Austrália e muito do que é produzido por ali acaba sendo exportado diretamente para o mercado chinês e para os Estados Unidos e quase nada chega até o Brasil.

Vinícolas para visitação

Tyrrell’s Wines

A história da vinícola começa em 1858 e visitá-la é como voltar no tempo. Tyrrell’s Wines gerencia cerca de 500 acres em Hunter Valley e a maior parte de sua plantação se baseia nos tipos de uva Semillon e Shiraz, as mais famosas e reconhecidas da região.

Durante todo tour você observa gentileza e orgulho de todos os passos que os fundadores e futuras gerações fizeram para chegar onde estão e produzir excelentes e premiados vinhos.

Mount Pleasant

Mount Pleasant é a casa do grande e pioneiro enólogo Maurice O’Shea,  que modernizou a arte de fazer vinho no país (1925) e elaborou os primeiros vinhos finos de mesa da Austrália, antes disso, os vinhos eram simples e sem expressão.

Mount Pleasant é uma das vinícolas mais premiadas da região. Além de visitá-la, você desfruta da bela vista Serra Brokenback, você pode provar outros clássicos das regiões vinícolas de Barossa e Coonawarra também.

 

 

Peterson House

Se você gosta de espumantes a Peterson House não pode deixar de entrar na sua lista. Eles produzem mais de 15 tipos e o mais famoso é o Pink Blush.

A visita a essa vinícola é descontraída, tem um bar para quem quiser curtir o laguinho e o terraço. E para quem gosta de chocolate, tem uma loja para se deliciar.

Lakes Folly

A história de Lake’s Folly começa em 1963 pelas mãos do famoso médico-cirurgião Max Lake, na época, ele somente plantou uvas cabernet e ninguém na região entendeu o que um médico, que não entendia nada do negócio, resolveu entrar na área. Como todos os achavam “boboca” (fool em inglês), ele deu o nome de sua vinícola de Lake’s Folly.

A especialidade da casa é Cabernet blend e Chardonnay.

Se quiser conhecer uma boutique vinícola com qualidade acima da média, a Lakes Folly vai ser perfeita para você. Mas nem sempre tem vinho disponível, já que o estoque se esgota mais rápido que a demanda, dessa forma, ligue antes para ter certeza que não vai perder a viagem.

Tour vinícola no Vale do Baixo Hunter

O Vale do Baixo Hunter é dominado pela silhueta azul-esverdeada da serra Brokenback. A região recebe milhares de turistas no ano, mas mantém a imagem charmosa e descontraída de atmosfera rural. Vinícolas multimilionárias convivem com pequenas empresas de famílias. A arquitetura varia de abrigos de inspiração Toscana e vilas provençais às tradicionais casas-grandes australianas. Os principais pólos vinicultores são Pokolbin, cidade cheia de bons restaurantes e vinícolas, e a antiga cidade mineradora de Cessnock.

1. Allandale Winery

Traga um lanche ou ponha uma lagosta na grelha de Bill Sneddon, saboreie seu delicioso Sémillon, metálico ou o agradável Matthew Shiraz, fácil de harmonizar, e aproveite a ampla vista do vale.

2. Tower Estate

A paixão do falecido Len Evans por arte e antiguidades internacionais se integra ao contexto moderno da Tower Estate. Admire a arquitetura magnifica, delicie-se com o jantar no restaurante, deguste bons vinhos multirregionais ou mesmo hospede-se no The Lodge.

3. Pepper Tree Wines

Com o mais belo centro de visitas do Vale do Hunter, o complexo da Pepper Tree Wines inclui um gramado para piqueniques, o salão de visitantes Convent e o restaurante Robert’s. Visita obrigatória para os fãs de Merlot.

4. Tyrrell’s

A cabana rústica na entrada é a ”casa-grande” construída no ano de 1850 por Edward Tyrrel, bisavô do atual gerente. Há vinhos em todas as faixas de preço, mas o orgulho da casa é a seleção Vat. Há visitas guiadas de segunda a sábado.

5. McGuigan Wines

Ali ficam a queijaria do Vale do Hunter e um ótimo local para comprar lanches e os vinhos maduros e ensolarados da McGuigan, como o Genus 4 Chardonnay e o Personal Reserve Hunter Shiraz.

6. Brokenwood Wines

O enólogo Lain Riggs começou essa empreitada como um hobby. A vinícola butique produz Hunter Shiraz de qualidade. O centro de visitantes é despretensioso, mas inclui lançamentos exclusivos.

7. Lindemans

Essa vinícola não funciona mais, mas o belo museu do vinho fica na histórica construção de Ben Ean. As exposições de vinhos remontam ao início do século XIX e as degustações podem ser feitas nos jardins.

8. McWilliam’s Mount Pleasant Wines

O vinhedo está organizado em blocos fáceis de percorrer, que convidam a caminhadas. Os visitantes também podem apreciar especialidades locais – como emu, crocodilo e canguru – no café. Vale degustar os melhores Sémillons, o Merlot e o terroso Maurice O’Shea Shiraz.

Riverina

É a segunda maior área vinícola da Austrália. Os viticultores de maioria italiana como De Bortoli, Riverina State e Casella Wines, fizeram  fortuna produzindo vinhos com baixo custo e boa qualidade. Riverina produz um excelente Sémillon dourado com botrítis, de ótima intensidade persistente.

A região ficou mundialmente famosa com o lançamento da Casella Family Brands com a seleção Yellow tail em 2001. O Chardonnay levemente doce, macio e fácil de beber, e o Shiraz apimentado foram os carros-chefes que fizeram as vendas estourarem com muitas premiações.

Yellow Tail Chardonnay

 

Yellow tail Shiraz

 

Gostou do artigo e se interessa em saber mais

sobre a região vinícola da Austrália?

Leia também o nosso artigo sobre Margaret River 

 

Deixe um comentário