Vinhos e Espumantes Brasileiros Premiados
Como apreciador de bons vinhos, acabei percebendo que nossos vinhos e espumantes cada dia vem se aperfeiçoando e ganhando mercado. Outro dia li mais uma notícia que um espumante nacional tinha sido premiado em Paris. Será que os melhores vinhos ainda são os franceses e os italianos? Sem dúvida, mas a cada dia vamos descobrindo que o Brasil também possui ótimas vinícolas com vinhos premiados internacionalmente e além de possuir ótima qualidade, os vinhos e espumantes brasileiros são muito mais acessíveis do que os importados.
Não é fácil responder quais os melhores vinhos brasileiros, pois englobam diversos fatores como terroir, método, safra, tipo da uva e principalmente o seu paladar.
Selecionamos 22 motivos pra você se apaixonar por vinhos e espumantes nacionais.
Casa Perini Moscatel
O espumante brasileiro Casa Perini Moscatel, da vinícola Perini, foi o escolhido em 2017 como o quinto melhor vinho do mundo pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ) custando em média R$ 43,50. A vinícola Casa Perini também foi eleita pelo 6º ano consecutivo a vinícola mais premiada na Avaliação Nacional de Vinhos 2017, com o maior número de amostras entre as 30% mais representativas da safra.
Espumante Ponto Nero Brut
Produzido na região da Serra Gaúcha e elaborado pela vinícola Ponto Nero, o Espumante ganhou em 2017 uma medalha de ouro na 23ª edição do Vinalies Internationales, concurso de vinho com forte expressão mundial.
Garibaldi Espumante Chardonnay Brut
Originário da Serra Gaúcha e produzido pela vinícola Garibaldi o espumante Garibaldi Chardonnay Brut aparece em 14º lugar no ranking dos 150 melhores vinhos do mundo, lista feita pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ) no ano de 2017 ganhando medalha de ouro.
Sauvignon Blanc Maria Maria – Bel – Safra 2015
O vinho branco originário de Três Pontas (MG) onde a uva é plantada na fazenda Capetinga, do produtor Eduardo Junqueira, e processada na vinícola experimental da Epamig em Caldas, foi vencedor em 2017 na categoria bronze, na premiação Decanter World Wine Awards.
Guaspari Syrah Vista do Chá -Safra 2012
No ano de 2016, o vinho Guaspari Syrah Vista do Chá (safra 2012) produzido na região serrana do município paulista de Espírito Santo do Pinhal, foi premiado com uma medalha de bronze no Decanter World Wine Awards.
Aurora Moscatel
Produzido na maior vinícola do país a Vinícola Aurora de Bento Gonçalves, o espumante participou da 12ª Edição do Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus 2015 e levou como prêmio a medalha de ouro duplo.
Marcus James Espumante Brut
Em 2015, Marcus James Espumante Brut, produzido também pela Vinícola Aurora aparece em 8º lugar na lista dos 100 melhores vinhos do mundo segundo a Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ).
Espumante Garibaldi Prosecco Brut
O espumante ficou em 9ª posição entre os 100 melhores vinhos do mundo na lista feita pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ) em 2015. Entre suas principais premiações também se destacam o prêmio Citadelles du Vin – com medalha de ouro na França, Vinus com medalha de grande ouro na Argentina, Vinalies Internationales com medalha de prata na França, entre outras.
Aurora Reserva Merlot 2011
Em 2014 o vinho Aurora Reserva Merlot safra 2011 ficou entre os três vinhos brasileiros que fazem parte da lista dos 100 melhores do mundo feita pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ).
Leopoldina Terroir Merlot
Vinho tinto produzido na vinícola Casa Valduga ganhou premiações como Vinalies Internationale, conquistando medalha de prata Decantar World Wine de 2016, conquistando 95 pontos, Concurso Mundial de Bruxelas de 2010, 2011, 2012 e 2013 levando as medalhas de ouro, gran ouro, ouro e prata respectivamente, entre outros prêmios.
Gazzaro Brut
Gazzaro Brut Champenoise, espumante produzido na vinícola Gazzaro ganhou medalha de Prata na 27ª edição do concurso Vinalies Internacionales.
Jolimont Moscatel
Elaborado a partir da uva Moscato o espumante produzido na vinícola Vitivinícola Jolimont recebeu medalha de ouro na 23ª edição do Vinalies Internationales.
Gran Legado Brut Champenoise
Espumante onde a produção é no Vale dos Vinhedos, possui algumas algumas premiações e entre elas se destacam: concurso Vinalies Internacionales com medalha de prata em 2017, Brazil Wine Challenge 2016 com medalha de prata, Top Ten Expovinis Brazil como melhor espumante nacional.
Salton Desejo – safra 2011
O merlot produzido na vinícola Salton, possui como premiação Mondial de Bruxelles 2016 e o Selections Mondiales 2016, ambos com medalhas de ouro.
Cave Geisse
O Cave Geisse Terroir Nature 2009 foi eleito o Melhor Espumante do Brasil pelo Guia dos Descorchados 2015. Além disso o Cave Geisse Extra Brut, espumante produzido na mesma vinícola obteve medalha de ouro, sendo o único espumante da América a conseguir esse destaque no Vinalies Internationales 2016.
Don Guerino Sinais Moscato Giallo
O vinho produzido pela vinícola Don Guerino, na Serra Gaúcha conquistou em 2014, nove premiações na Avaliação Nacional de Vinhos sendo uma das empresas com maior destaque no evento.
Viapiana Expressões Marselan
O vinho tinto elaborado com uvas 100% marselan, possui diversas premiações nas safras de 2010, 2012 e 2013. Entre elas se destacam: a safra 2010 ganhou 5 Taças no Selo 7S, safra 2012 concorreu a Grande Prova Vinhos do Brasil 2016 e foi Campeão da Categoria Marselan e safra 2013 participou da Guia Adega Vinhos do Brasil 2017/2018 – 89 pontos.
Azul Cattacini Espumante Extra Brut
O espumante natural extra brut, produzido pela vinícola Cattacini em conjunto com a vinícola Miolo, recebeu como prêmio medalha de ouro no concurso GP Vinhos do Brasil.
Entre os vinhos que não possuem premiação, mas que valem a pena experimentar se destacam:
Quatro castas
Um vinho tinto encorpado e potente com uma persistência longa e taninos maduros. De cor intensa com notas violáceas, no olfato muito complexo que vai desde hortelã, baunilha, chocolate preto, especiarias, café, defumados e calda de frutas vermelhas maduras. A safra 2014 maturou 24 meses em carvalho francês e o Syrah em carvalho americano novo. Vinho de grande potencial de guarda. com cortes de: 40% Merlot redondeza e elegância;
40% Syrah para garantir corpo e textura;
12% Malbec suavidade e intensidade de cor;
8% Cabernet Sauvignon estrutura e equilíbrio.
Barcarola Lagrein
De uvas da cepa Lagrein cultivadas nos próprios vinhedos, utilizando as mais avançadas técnicas de cultivo e de vinificação. Um vinho de coloração vermelho rubi vivo. Seus aromas lembram framboesa, mirtilo, amora e violeta, com fundo de ervas aromáticas de montanha, evoluindo para aromas de geléia de ameixa. No paladar apresenta taninos macios, é harmônico e convidativo. Produzido pela vinícola Barcarola, o vinho harmoniza com carne bovina, massas, lasanha ao forno, ravioli, embutidos, risoto e queijos.
Cristofoli Moscato de Alexandria
Produzido a partir da uva Moscato de Alexandria pela vinícola de Cristofoli, o vinho branco possui um visual amarelo palha com reflexos esverdeados. Seu aroma é delicado com francas notas de flores brancas com presença da flor de laranjeira e ervinhas de quintal, como o poejo e alecrim. A acidez refrescante expressa sua alma em boca acompanhando com equilíbrio e fineza a leve estrutura deste branco.
Dionísio – vinícola Ravanello
Elaborado com uvas proveniente das regiões da Serra do Sudeste (Encruzilhada do Sul, RS – uvas Teroldego) e da Campanha Oriental (Maçambará, RS – uvas Tannat). A fermentação assim como na linha premium, ocorre em barricas de carvalho francês e sua estabilização em barricas de carvalho francês de primeiro uso. Este vinho pode ou não ser lançado a cada ano, assim como as uvas que o compõem poderão variar conforme a safra.
Possui como características sensoriais o aroma intenso, elegante, complexo, predominando mirtilo, ameixa preta madura, cassis, compota, licor, própolis, tâmaras e marmelada. Coloração púrpura-violácea profunda. Vinho altamente encorpado, untoso, aveludado. Taninos volumosos e harmônicos.
Harmoniza com massas ou carnes vermelhas com sabor acentuado.