Margaret River a Bordeaux Australiana

Margaret River a Bordeaux Australiana 

Antes de começar a abordar de fato a magnífica Austrália e em especial Margaret River e sua luxuosa produção de vinhos, vamos comentar um pouco sobre o enoturismo, afinal de contas, você pode saber o que é, mas não sabe quando este termo surgiu não é mesmo. 

O enoturismo é um ramo do turista, onde o ideal é visitar países que possuem um grande reconhecimento internacional na produção de vinho, este turismo normalmente consiste em apreciar os sabores e aromas dos vinhos, bem como visitar as plantações e conhecer sobre as culturas dos vinhos naquele determinado país, e claro que em um passeio como este não poderia faltar a visita a algumas adegas da região, e conhecer também sore a uva típica da qual eles fazer o vinho.

Aparentemente existem mais de 2400 vinícolas na Austrália, sendo que todas elas estão espalhadas pelas quase 65 regiões que produzem vinho no novo continente. Existem mais de 100 tipos diferentes de uvas por lá, além disso, a Austrália é um dos locais com uma produção mais antiga de vinho, datando de aproximadamente 1850, ou seja, já faz 168 anos que a Austrália e conhecida por sua produção de vinhos.

Que tal ler também sobre Enoturismo na Toscana?

Margaret River

Margaret River ou “Margs”, como é conhecido pelos moradores, fica há cerca de três horas ao sul de Perth e é uma das regiões mais famosas de gastronomia e vinhos do Oeste da Austrália. Ela é famosa principalmente por seus vinhos brancos, especialmente seus blends de Chardonnay e Semillon Sauvignon e o blend aveludado de Cabernet Sauvignon e Merlot ou Cabernet Sauvignon e Shiraz  e por isso é considerada a “Bourdeaux Australiana”. Seu solo, microclima, aspecto e influências marítimas proporcionam características perfeitas para a produção dos vinhos que estão entre os melhores do mundo. Nos rotas vitivinícolas é possível conhecer a premiada videira de Sauvignon  Blanc, as vinícolas  Evans & Tate, Flinders Bay Wines, Flying Fish Covee  Fermoy Estate  e também Leeuwin Estate e Voyager Estate.

Vinícola às margens do Margaret River

 

Leeuwin Estate

Leeuwin Estate é sua vinícola mais famosa e reconhecida mundialmente pela produção de excelentes vinhos brancos, como as variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling e Semillon, além de Cabernet Sauvignon e Shiraz, e pelas garrafas ilustradas por alguns dos principais artistas da Austrália. Seu primeiro vinho comercial foi lançado em 1979 e rapidamente conquistou atenção internacional, tanto que é responsável pela exportação para mais de 30 países.

Instagram @leeuwinestate

Durante o tour, o ideal é passear por sua galeria de arte, onde estão expostas mais de 100 pinturas dos principais artistas contemporâneos da Austrália contratados para apresentar os rótulos.  conhecer também o processo de fabricação e fazer degustação dos vinhos. Na adega, o visitante poderá ter uma experiência de harmonização de vinhos e pratos bem íntima e informal. Ainda é possível conhecer o  Leeuwin Restaurant, que  oferece pratos regionais em meio a uma paisagem espetacular, aulas de culinária e uma série anual de shows de verão.

Instagram @leeuwinestate

 

Voyager Estate 

Voyager Estate é uma vinícola inspiradora com estilo arquitetônico Cape Dutch e jardins espetaculares. A vinícola possui maior adega subterrânea de barris da Austrália e tem como característica principal a produção de vinhos complexos e encorpados. O tour pela propriedade consiste em um passeio e degustação de exemplares de algumas safras, com a presença de um guia especializado. A vinícola também possui restaurante, equipado com móveis antigos e louças personalizadas.

Site: https://www.voyagerestate.com.au/

O restaurante de Voyager Estate mostra a arquitetura impressionante da propriedade, com tetos altos, antigo mobiliário de madeira, lareiras abertas, lustres de bronze e louças com design personalizado de inspiração holandesa. O menu muda de acordo com as estações, com ingredientes obtidos de produtores locais. O chá da manhã e o chá da tarde também são servidos sete dias por semana.

 

Vinícola Cullen Wines

Desde 1971, quando começou plantio, a intervenção química era mínima e a preocupação da família com o meio ambiente era primordial. Em 1998, a mudança para a viticultura orgânica total foi feita. Em 2003, enquanto participava de uma Conferência Biodinâmica, Vanya Cullen decidiu que a Biodinâmica acrescentaria mais à abordagem holística e natural tanto para a vinicultura quanto para a vinificação. Em 2004, a vinícola Cullen Wines tornou-se biodinâmica grau A, certificada pela Biological Farmers Association (BFA) da Austrália. Eles também cultivam uma horta biodinâmica, que complementa a produção orgânica e biodinâmica no Restaurante da vinícola. Sensacional! Vinhos orgânicos e biodinâmicos será um assunto para os próximos artigos.

Restaurante da Vinícola Cullen Wines

 

Vasse Felix Estate

Você poderia facilmente passar a tarde toda nesta Vinícola! Vasse Felix faz excelentes vinhos Chardonnay e Cabernet Sauvignon. O Wine Lounge oferece degustação de vinhos com delicatessen e queijo. O restaurante foi premiado com dois Chefs Hats, que é um prêmio australiano de primeira qualidade semelhante as estrelas Michelin. Mais uma razão para experimentar a Vasse Feliz Estate na região de Margaret River.

Vasse Felix Estate

 

Evans & Tate 

Uma das vinícolas pioneiras de Margaret River.

John Evans e John Tate começaram com o vinhedo em Wilyabrup, no coração de Margaret River, em 1974. Eles batizaram o vinhedo de Redbrook, em homenagem ao amado Daschund, de Tate. Foi em 1987 que o Evans & Tate Semillon & Sauvignon Blanc (Dry White) foi lançado pela primeira vez. Trinta anos depois, continua a ser um dos vinhos favoritos da Austrália. A paixão dos fundadores perdurou, fazendo da Evans & Tate o vinho mais vendido de Margaret River.

Gostou do nosso artigo e gostaria de ler mais sobre enoturismo e o mundo do vinho? Siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe os próximos artigos!

Deixe um comentário