Toscana da Sangiovese do Chianti de Belas Paisagens de se Apaixonar

A Toscana, da uva sangiovese, do Brunello di Montalcino, do Chianti Classico, do enoturismo, de belas paisagens e cidades medievais é cenário de centenas de filmes. É um dos locais mais belos para se visitar na Europa e também é uma viagem para quem deseja apreciar alguns dos vinhos italianos mais espetaculares do mundo.

Toscana – colina nos arredores de Siena

Misturando paisagens maravilhosas, românticas e de tirar o fôlego, a Toscana é um dos principais roteiros do vinho na Itália. A região da Toscana é conhecida por ser um lugar de natureza, arte e cultura, além de apresentar diferentes terroirs, o que a torna favorável para o cultivo de diferentes uvas e a produção de vinhos de excelente qualidade.

Colinas da Toscana

Está cogitando uma viagem para a Itália nos próximos meses? Então, não deixe de incluir a região da Toscana nos seus destinos, onde você pode se apaixonar, experimentar uma boa culinária e fazer diversas degustações.

Colinas da Toscana

Onde ficar na Toscana?

Geralmente, a primeira pergunta de quem está se preparando para uma viagem é em qual local se hospedar. Antes de qualquer coisa, saiba que a Toscana é uma região dividida em 10 províncias, sendo que as mais famosas em produção de vinho são Val D’Orcia, Chianti, Versilia e Crete Senese, mas esses nomes são denominações geográficas.

Fattoria Poggio Alloro

Eu costumo dizer aos meus amigos que onde o dedo apontar no mapa da Toscana é certeza de um bom lugar pra ficar. Se você está com pressa e vai ficar pouco tempo na Toscana, uma boa opção é se hospedar em Florença ou em Siena, pois é bem perto das áreas vinícolas e conta com transporte público de fácil acesso. Em Florença há uma grande variedade de hotéis, que vão desde os simples até os mais caros e sofisticados. É uma ótima opção pra quem vem à Toscana pela primeira vez, pois existem ótimos restaurantes e bares, além de uma vida noturna badalada. Florença também oferece diferentes excursões em grupo pela Toscana e para outras regiões como por exemplo Assis.

Fattoria Poggio Alloro – piscina e lago ao fundo

Para quem adora vinhos e está com tempo para passear, os melhores locais para se instalar na Toscana são Chianti, Siena e San Gimignano, que ficam no coração da Toscana, com vários castelos, construções medievais e vinícolas. O ideal é alugar um carro para percorrer as diversas cidades e regiões.

Fattoria Poggio Alloro e no fundo San Gimignano

O meu local preferido é a Fattoria Poggio Alloro. É um hotel fazenda que tem um casarão restaurado, onde você encontrará hospitalidade, aconchego e uma paisagem deslumbrante das colinas da Toscana.  Local ideal, na minha opinião, para quem quer descansar e desestressar, beber vinho e simplicidade. Está localizado a 5 km de San Gimignano no coração da Toscana entre Florença e Siena e ao lado da região do Chianti Classico.

Fattoria Poggio Alloro

A Fattoria Poggio Alloro dispõe de quartos em estilo toscano, cada um com banheiro privativo. No verão, entre maio e agosto, dá pra relaxar na piscina “sob o sol da Toscana” com vista para as torres medievais de San Gimignano; enquanto no inverno uma lareira aconchegante irá mantê-lo aquecido, na sala de café da manhã ou na salão principal. Tudo o que se come e se bebe é produzido na fazenda. Há grupos de excursão de Florença que param na fazenda pra almoçar todo dia e, por esse e outros motivos, recebe nota 5,0 e certificado de excelência no tripadvisor.

Fattoria Poggio Alloro – taça de Vin Santo acompanhada de um pedaço de cantucci, o típico biscoito de amêndoas local. Deve ser embebido para que amoleça e tenha seu sabor acentuado. Não há refeição na Toscana que não termine dessa forma.

O Enoturismo na Toscana

O enoturismo na Toscana já é considerado o carro chefe do turismo na Itália. A região é rica em história e cultura, além de apresentar paisagens lindíssimas cercadas de ciprestes. Ao visitar o local, você pode aproveitar para conhecer o Laticastelli, perto de Siena. Trata-se  de um hotel construído dentro de um castelo, famoso por organizar tours e degustações em vilarejos medievais intactos, onde estão vinícolas que produzem alguns dos melhores vinhos da Toscana e que são patrimônio histórico desta região.

Já imaginou um cruzeiro aéreo inesquecível num luxuoso boeing 777  por algumas das mais lendárias e belíssimas regiões vinícolas do mundo?     Clique aqui e descubra Savoring the Winelands.

Strada Dei Vini Della Toscana – Paisagem típica com os encantadores ciprestes

Para mergulhar na produção de vinho da Toscana, é preciso conhecer Chianti, responsável por produzir o famoso vinho tinto, feito da uva Sangiovese. O vilarejo está situado entre Siena e Florença, se destacando por suas inúmeras colinas e vinhedos com um tom verde-jade.

Chianti e suas belas colinas

Montepulciano, é um vilarejo medieval construído em pedra sobre uma das colinas mais altas da Toscana. Além das bebidas inigualáveis, como o vinho Nobile de Montepulciano, a região também é muito bonita, tendo sido declarada como Paisagem Cultural Patrimônio Mundial da Unesco.

Castello di Ama – Gaiole in Chianti

Val d’Orcia e Arezzo são ideais para quem deseja se hospedar em castelos e vinícolas, curtindo a paisagem e a natureza. Os banhos termais são uma atração a parte nesta região. Além dessas cidades, ainda podemos citar Voltera, Monteriggioni, Pienza, Cortona, Chiusi, Lucca e Pisa. Vale a pena o passeio de uma hora pra conhecer Pisa e a tão famosa torre.

Pra quem deseja visitar Cinque Terre, se hospedar em Massa pode ser uma boa opção, pois os hotéis em Cinque Terre são caros. Marina de Massa, Forte dei Marmi e Viareggio, são balneários onde você pode passear, curtir uma praia e uma animada noite durante o verão.

Cinque Terre – Toscana

Caminhos do Vinho na Toscana

Se você é do tipo que adora apreciar um bom vinho e é fã de culturas tradicionais e paisagens lindas, a Toscana é o destino certo para a sua viagem.

Caminho do Vinho na Toscana – Chianti Classico

A região é uma das maiores produtoras de vinho do mundo e tem pontos turísticos belíssimos. Na Toscana, você pode experimentar vinhos excelentes e fazer passeios pelas vinícolas para conhecer as vinhas e como a bebida é produzida, além de mergulhar na cultura local.

Você está fazendo as malas para a Europa e quer viver uma experiência incrível e inesquecível? Saiba mais clicando aqui e descubra Os Sabores dos Vinhos da Toscana.

Se você quer fugir dos pontos turísticos mais tradicionais e fazer passeios surpreendentes, uma dica é descobrir a Strada Dei Vini e Dei Sapori Della Toscana (Caminhos do Vinho na Toscana), que oferecem alguns dos melhores vinhos e sabores da gastronomia local. O trajeto é ótimo para conhecer os cantos menos explorados desta terra. Em casas de campo, castelos, adegas e fazendas, o turista pode ver as uvas crescendo no campo, conhecer as técnicas de produção, visitar as cantinas e as caves com barris de carvalho e degustar o vinho local.

Pequena vinícola na Toscana

Há uma grande variedade de vinhos, que vão desde a costa até as montanhas, basta escolher o seu trajeto e relaxar para aproveitar o que há de melhor.

 Strada del vino del Chianti

Se você quer conhecer o caminho do vinho mais popular da Toscana, visite a Strada del vino Chianti, que permite aos turistas visitar as vinícolas e as pequenas cidades medievais, onde pode-se degustar vinhos e comidas típicas da região. Para visitar as principais vinícolas, a dica é agendar a visita com antecedência.

Uma alternativa de trajeto, é sair de Florença, pegar a rodovia A1 sul, seguindo pela SS69 para Radda in Chianti (aproximadamente 60 km). Após a SR 429 para Castellina in Chianti, seguir na SR 222 em direção a Greve in Chianti. Na SR222 é possível voltar para Florença. Você pode aproveitar para conhecer as cidades que fazem parte do caminho como, por exemplo, Gaiole in Chianti.

Castello La Leccia

Se você pretende conhecer a Strada del vino del Chianti é possível se hospedar nos seguintes locais:

  • Castello La Leccia – é um castelo do século XI, que tem piscina ao ar livre. O estabelecimento está localizado no alto de uma colina, e conta com um terraço com vista da paisagem típica da Toscana. Fica a 2 km de distância de Castellina in Chianti.
  • Castello di Spaltenna Exclusive Resort e Spa – este hotel 5 estrelas está situado em Castellina in Chianti e é indicado para quem não abre mão do conforto. Possui diversas piscinas, sauna, um restaurante e bastante área verde, tendo sido um mosteiro no século X.
  • Castello de Gabiano – situado em Mecatale Val De Pesa é um castelo histórico que proporciona uma viagem pelo século XIV, estando em meio a 100 hectares de vinhas e oliveiras. O hotel fica em uma fazenda e oferece trilhas pelos vinhedos.
  • Hotel Castello di Casole – trata-se de um antigo castelo em Casole D’Elsa que disponibiliza suítes sofisticadas e fica a cerca de 30 km de Siena, repleto de paisagens típicas e oferece restaurante e spa.
  • Castello del Nero – construção do século XII em Tavernelle Val Di Pesa, situada entre Florença e Siena. Dispõe de uma estrutura completa com restaurante e quadra de tênis. Todas as áreas do castelo têm vista panorâmica da paisagem típica da Toscana. Seu  restaurante La Torre possui 1 estrela Michelin.

 

Castello del Nero – Restaurante La Torre

Strada del vino di Montepulciano a Montalcino

O segundo caminho para conhecer mais os vinhos da Toscana é a Strada del vino di Montepulciano a Montalcino, que mescla dois trajetos: a Strada del vino Nobile di Montepulciano e a Strada del vino Brunello di Montalcino. A região de Montepulciano está situada a 110 km ao sul de Florença.

Montepulciano – Toscana

Para chegar até Montepulciano, o turista deve pegar primeiro a rodovia A1 sul em Florença, e em seguida, a SS 327 até Montepulciano. Esta área é uma cidade medieval, cercada por muros, apresentando castelos e ruínas da época dos etruscos. A região surpreende com diversos restaurantes de qualidade e enotecas. A cidade produz excelentes vinhos e ótimos queijos e azeites da Itália. Se você quiser cuidar da sua saúde, saiba que o local também tem muitos hotéis e spas que disponibilizam tratamentos com água termal.

vino nobile di montepulciano

Após conhecer Montepulciano, você pode seguir pela SS até Pienza, uma pequena cidade medieval conhecida por ser uma das maiores produtoras agrícolas da região. Lá se produz o tradicional queijo pecorino Pienza, muito consumido na Itália.

Saindo de Pienza, o turista pode continuar pela SS 146 até a SP 14 e chegar a Montalcino, casa do vinho mais popular da Itália: o Brunello di Montalcino. Este é feito a partir de uma variedade da uva Sangiovese Grosso, que nesta região se chama Brunello, e por isso se chama Brunello di Montalcino. Para retornar a Florença, é preciso pegar a rodovia SR 2 em direção ao norte até Siena, e seguir pela Autostrada Siena-Firenze.

Para aproveitar ao máximo o caminho do vinho, você pode se hospedar em hotéis que também são vinícolas, onde é possível degustar e aprender de pertinho como o vinho é elaborado. Conheça as melhores opções:

  • Catello Banfi – localizado no topo de uma colina a 10 km de Montalcino, possui uma vista maravilhosa dos vinhedos da propriedade. O hotel disponibiliza academia e piscina ao ar livre. Também possui vinícola e adega própria, além de internet, restaurante, e ambiente decorado com estilo rústico.
  • Castello di Velona – localizado em uma colina com vista para Val d’Orcia, é um castelo restaurado do século X. A propriedade oferece trilhas, equitação, academia, sauna, spa, banheira de hidromassagem, serviços de massagem, banho turco, piscina termal, piscina coberta, biblioteca e aluguel de bicicletas. O estabelecimento se destaca por ter quartos amplos e luxuosos, com vista para os vinhedos da Toscana. Todos os ambientes são decorados com móveis de época, tecidos bordados, lareira, e banheiro revestido em mármore.
  • Rosewood Castiglion del Bosco – resort de luxo situado na cidade de mesmo nome, em meio a paisagem típica da Toscana, localizado a 12 km de Montalcino. O estabelecimento tem quartos confortáveis, piscina ao ar livre com vista panorâmica. Este hotel oferece banho turco, sauna e academia. Os hóspedes podem fazer passeios de degustação de vinhos, apreciando a adega e vinícola local.
  • Borgo San Felice – localiza-se em Castelnuovo Beradenga, na área central da vinícola de Chianti. O hotel tem quartos espaçosos, decorados com móveis de época, piscina e vista panorâmica, oferecendo bicicletas para alugar, spa, quadra de tênis e um campo de golfe. Para uma boa experiência gastronômica, vá até o restaurante Poggio Rosso, onde há pratos da cozinha toscana e uma carta com mais de 500 vinhos.

Com todas essas dicas você está pronto para explorar a Toscana e os seus vinhos. Deixe seu comentário, dica ou sugestão. Curta esse portal e nos acompanhe na fan page @vinhosdeviagem para receber nossas novidades de primeira mão. Um grande abraço!

Brunello di Montalcino

Se você está gostando, não perca nosso post especial sobre Montalcino e o Vinho mais Famoso da Itália. Clique aqui e saiba mais.

Comentários (2)

Os dejo esta tienda de vinos por si es de vuestro interés: https://bodegavinos.com Un saludo

Olá! para chegar ao castello la leccia de florença, existe onibus ou trem???
Obrigada!
Ajudou-me muito!!

Deixe um comentário