Autor

WhatsApp Image 2017-05-10 at 19.27.54 (1)
Vinhos de Viagem

Ivson Soares

Tenho 43 anos, sou casado e pai da Bela. Engenheiro mecânico com MBA em gerenciamento de projetos, atuante na área naval e offshore desde 1998. Amante de viagens e vinhos.

Em 2002, começaram minhas viagens a trabalho e o vinho já estava presente no voo, nos jantares de negócio ou simplesmente no restaurante local onde eu podia apreciar o vinho daquela região ou daquele país. Além disso, o vinho era artigo de compra obrigatório após cada viagem no Duty Free Dufry. Em uma viagem à Itália em 2012 com a família, o vinho ora era coadjuvante diante de tanta beleza histórica, ora era protagonista em meio às paisagens exuberantes. Nenhuma viagem anterior aos países do vinho do velho mundo tinha sido tão marcante quanto essa.

O sul do Brasil era uma região que pouco conhecíamos e recentemente resolvemos degustá-la. Coincidência ou não, nosso destino foi a Serra Gaúcha, incluindo o Vale dos Vinhedos. Nosso grand tour foi uma imersão maravilhosa no mundo do vinho com degustações, visitas guiadas, papo informal, muita história – o que nos fez sentir um pouquinho na Itália (Terragnolo, Brandelli, Roncaglio, Zorzi, Belora, Mamma Gema, Miolo, Ziero, Carraro, Valduga, Bernardi, Bortolini, Tonietto, Giordani e tantos outros nomes de mesma origem).

Voltei com um sentimento de querer aprender mais sobre a bebida de Baco, principalmente por saber tão pouco de algo que me dá muito prazer. Comecei a pesquisar e ler tudo que aparecia na frente, mas sem saber por onde começar a decifrar a complexidade do vinho. Foi então que busquei os cursos da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) para me ajudar nesse processo de aprendizado.

Assim, eu pude descobrir os aromas, a complexidade, texturas e passar a apreciar prazerosamente uma taça de vinho. Atualmente, sou associado da Associação Brasileira de Sommelier (ABS) do Rio de Janeiro.

Costumo dizer que não existe garrafa de vinho vazia, pois ela está sempre cheia de muitas histórias. O vinho deixou de ser uma bebida tomada apenas em ocasiões especiais e em fechamentos de trabalho, e passou a estar incorporada ao cotidiano. Isso se deve, também, ao fato de minha esposa não beber nenhuma outra bebida alcoólica. O vinho foi feito para celebrar e para compartilhar momentos de alegria com a família e com os amigos. O vinho une as pessoas.

Buscando reunir as experiências prazerosas e os conhecimentos saborosos do vinho vividos em um jantar a dois, em um almoço em casa com a família e amigos ou nos meus vinhos de viagens maravilhosas, ‘Vinhos de Viagem’ foi lançado no dia 10 de maio de 2017, para compartilhar a paixão pelo mundo do vinho.

Vinhos de Viagem é um portal dinâmico, onde dicas, opiniões e experiências são bem vindas e devem ser compartilhadas. Para tanto, o blog estará amplamente disponível a todo o público que adora beber vinho e contar histórias, nas principais redes sociais e em um canal onde um Sommelier convidado poderá contribuir para ampliar o conhecimento sobre o assunto.

Espero que curtam cada artigo e compartilhem com seus amigos. Saúde!

“Saber envelhecer é conservar durante longo tempo as virtudes da juventude” Emile Peynaud