Sassicaia D.O.C. Bolgheri 2015
Vinícola: Tenuta San Guido
Tipo: Vinho Tinto
Uva: 85 % Cabernet Sauvignon 15 % Cabernet Franc
País: Itália
Região: Bolgheri, Toscana
Elaboração: A colheita manual começa com o Cabernet Franc em meados de setembro, seguido pela Cabernet Sauvignon. Excelente qualidade das uvas perfeitamente maduras. O esmagamento suave e o desengaste das uvas foram seguidos por fermentação em cubas de inox com temperatura controlada (30 – 31 °C utilizando apenas leveduras naturais). A maceração durou cerca de 12-15 dias para Cabernet Franc e 10-13 dias para Cabernet Sauvignon. A fermentação malolática também ocorreu em cubas de aço. O vinho começou o seu amadurecimento em barricas de carvalho francês, sendo um terço novo, durante 24 meses antes da fase de engarrafamento e o tempo de maturação, descanso e afinamento em garrafa antes do seu lançamento.
Teor Alcoólico: 14%
Sommelier Vinhos de Viagem: 100 pontos
Vinho rubi escuro profundo de alta intensidade, sem apresentar halo de tom alterado. Complexo, muda o tempo todo, revela cassis, cerejas maduras, discreta baunilha envoltos em nuances florais, canela, alcaçuz, e pimenta, e termina com tabaco, notas de couro e grãos de café torrados e moídos na hora. Na boca é rico e denso, mas harmonioso, com taninos doces e equilibrados. Enche a boca e ao mesmo tempo macio e elegante. O buquê é amplificado em termos de volume e comprimento. Corpo irrepreensível, estruturado e com excelente acidez contrabalançando os 14º de álcool. Persistência alta. Um belíssimo vinho tinto, elegante, sensual, arrojado. Repleto de atributos e de prazer. O vinho tem um final longo com profundidade e acidez suculenta que garantem a sua extraordinária longevidade. Pronta pra agora, mas compensará mais em cinco anos e com um tempo de guarda de cerca de 25 anos.
“O Sassicaia 2015, o mito do vinho da Tenuta San Guido, a marca da família Incisa della Rocchetta, criado na safra de 1968 pelo enólogo que assinou o renascimento do vinho italiano, Giacomo Tachis, ficou em primeiro lugar no “Top 100” 2018 na revista Wine Spectator, trazendo a Itália ao Olimpo do mundo do vinho.”
É indiscutivelmente impressionante.
Harmonização: Carne de vaca, cordeiro, veado, massas com carne e queijos fortes.
Temperatura de Serviço: 16 – 18 °C